Páginas

29 de março de 2012

O Rei Uzias Parte 2


- Uma palavrinha -



Você leu que o rei Uzias foi um lider muito exemplar, ele ouvia a Deus, ele seguia o que Deus dizia, ele era realmente guiado pelo Senhor, mas dentro de seu coração cresceu um sentimento de auto satisfação, um sentimento de orgulho, soberba e que levou o rei a confiar somente na força de seu braço, nas armas e presentes que ele recebeu dos inimigos, dos outros povos, mas agora apartir do versiculo 16 você vai ver qual é a consequência do pecado, vai entender o que acontece com muitas familias, com a liderança de algum lugar onde o lider está totalmente orgulhoso e confiante em si mesmo.
                                  II Cronicas 26:16 - 21

(v.16) Quando o coração de alguém esta dominado pelo orgulho, a vida é influenciada pela soberba "eu posso, eu faço, eu sou" e assim o rei pensava que podia entrar de qualquer jeito no templo do Senhor, Deus já sabia do coração de Uzias. pois a palavra diz que Ele nos sonda e nos conhece, quando Uzias decide entrar no templo transgredindo os mandamentos do Senhor, as palavras que o Senhor falava que tão somente os sacerdotes podiam entrar no templo, mas o Rei pensava que se ele era rei e conquistou tudo que queria, então ele podia também entrar no templo pra sacrificar como os sacerdotes.


(v.18) e vieram contra o rei muitos sacerdotes impedindo ele de queimar incenso no templo citando a lei de Deus, o que me faz lembrar de algo. Quando alguém está em pecado ou até mesmo confundido na presença de Deus, a pessoa fica fechada para qualquer conselho ou repreensão, tenta dizer para alguém que ela está errada quando faz tal coisa, você vai ouvir um "só Deus pode me julgar", a pergunta é:
(será que nós não podemos julgar?) a resposta é biblica: 


1 Pedro 4.17 - Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?

Tambem em  (1 Tessalonicenses 5:21-22) e (1 Coríntios 6:1-5)



Será que agora você saberia responder essa tal pessoa que não quer ser corrigida e andar na linha? podemos julgar a luz da palavra pois quando eu e você errarmos também seremos julgados a luz da palavra, mas saiba diferenciar, julgar a luz da palavra não é condenar o irmão! (v.19, v.20 e v.21) O rei Uzias estava errado transgredindo a lei do Senhor, mas em sua cabeça ele achava que podia tudo e além do mais, era por uma boa causa, ele queria sacrificar a Deus, será que depois de um bom tempo afastado de Deus, sem contato, ele esqueceu como se adora ao Senhor? você vê alguma coisa dessas parecida perto de você? mas quando o rei Uzias percebeu que estava sendo impedido pelos sacerdotes ele se indignou, e parece que eu vejo essa cena, uma sombra preta saindo ao encontro do rei Uzias e todos os sacerdotes olhando com medo, quando a sombra preenche a cabeça do rei Uzias, dá pra ver uma lepra tomando conta de sua testa...

(2 Reis 5)

Naamã era o oficial do exercito da Síria, era muito valente e talentoso, tinha um ótimo status e todos o temiam mas por um motivo de lepra, do qual Naamã não podia andar na rua sossegado sem ver alguém com medo de chegar perto dele e a lepra passar, por isso ele era excluído, até mesmo em sua casa que era seu refugio, tinha que dormir separado de sua mulher, e imagina como tomar café da manhã com os filhos? ele não podia, a lepra era um problema na vida de Naamã e de muita gente que pode estar lendo isso agora, a lepra está na sua casa, pode ser o marido com seus vicio alcoólicos, seu filho prisioneiro das dorgas, sua mãe que ao invés de te ajudar e apoiar ela te desanima e fala muita coisa que não te edifica, só você pode saber qual é a lepra que entrou em sua casa e separa toda a familia... e Naamã se sentia assim, separado e excluído de todos, mas era a humilhação da lepra que mantinha o orgulho de Naamã pra baixo, e ainda sim teve que se humilhar mais para ser limpo, e a lepra de Naamã sumiu no 7° mergulho nas aguas mais sujas de Israel, é a humilhação da lepra que abate o orgulho e a soberba, não precisa ser uma enfermidade, mas o espinho na carne que lembra o homem que é Deus que faz e não ele.

Bastou a indignação do rei Uzias para que sua soberba fosse abatida, e a lepra que ele deixou entrar em sua vida e em sua liderança foi que separou o rei Uzias de tudo que era bom, de tudo que Deus tinha para ele, por estar leproso saiu do templo de Deus correndo e morou em uma casa separada, sabendo agora que não tinha poder nenhum, tudo era de Deus e ele caiu em tentação, começou tão bem na simplicidade do coração quebrantado e "apaixonado" (No sentido figurativo da palavra) pelo Senhor, humilde, mas esqueceu que era homem e perdeu a santidade e a intimidade com o Pai!

Por Felipe Henrique

Um comentário: